Assista no YouTube: Eric de Oxalá-Oficial

Friday 8 January 2010

Ser iaô é...


Iyàwó, Iyawô, Yao ou Iaô palavra de origem yoruba, é a denominação dos filhos-de-santo já iniciados na Feitura de santo, que ainda não completaram o período de 7 anos da iniciação. Só após a obrigação de 7 anos ele se tornará um Egbomi (irmão mais velho). Antes da iniciação são chamados de abíyàn ou abian.
A pessoa passa a ser um Iaô após um período de vinte e um dias, recolhida no roncó (clausura), quarto específico e apropriado para se fazer iniciações e obrigações, e passar por todos os preceitos necessários para ser um iniciado.
É durante os sete anos, que a pessoa vai aprender as rezas, as cantigas, os preceitos, os segredos só confiados aos iniciados do Candomblé.

No Asé Babá Omi a palavra Iyawô é tida como sagrada e não tão rudemente relacionada com subordinação abusiva, pois possui significado interligado à Osalá, o pai da criação.

De acordo com o humbè do nosso sacerdote, Babá Erick T'Osalá, iyawò é o começo e o começo só será fundamentado no futuro se o hoje for visto e feito com respeito e fidelidade de asé.


Foto: Iaô de Osún saudando (dando paó ) a entrada da sala de festejo público do Asé Babá Omi, ao lado da Iabasé.