Assista no YouTube: Eric de Oxalá-Oficial

Thursday 17 December 2009

ORISÀ OGYÀN- PATRONO DO ILÊ BABÁ OMI


Por méritos ,o Ilê Babá Omi, casa de candomblé situada em São Paulo , hoje é presidida pelos olhos atentos e ações eméritas do Babá Erick T'Osalá que foi iniciado ao orisá Ajagunã na década dos anos 90, pelas tradições do Asé Osumarè.

Por fato do orisá Ajagunã ser o patrono e senhor do espaço dessa casa, além de ser o primeiro orisá a receber reverências por pertencer ao ori do sacerdote,descreverei pontos relevantes à essa divindade do panteão afro.

Ajagunã, uma das mutações de Oxalá, ele é o jovem regente do coração, pulmão, membros e da circulação sanguínea, tendo como características fundamentais o domínio, a austeridade e o zelo. É a mais importante conjuntura do jogo de búzios e vem associada ao número 8, chamado de Ejonilé. Isso indica caminhos sem meio-termos, na base do tudo ou nada. Significa infinito em todos os sentidos: saúde, pobreza, sorte ou azar. Em sua origem lendária, Oxanguian foi o Rei de Ejigbo e ganhou fama por sua valentia. Gostava exageradamente de comer inhame triturado no pilão, prato que em Yorubá se chama Yan, o que lhe valeu o apelido de "orixá do Yan". Um dos seus principais símbolos é o pilão. Nas cerimônias religiosas, quando os filhos deles dançam, brandem um pilão e um escudo numa das mãos, e uma espada na outra. Durante as festas em sua homenagem, distribui-se a comida de sua preferência.

Felicitadamente,a manifestação de Ajagunã em seus filhos é momento rico de detalhes e que prende a atenção de todos os presentes durante as cerimonias públicas do candomblé.

Momentos que traduzem a guerra pela paz,a liderança viva pelos nobres ideias,a cumunhão, a batalha do dia-a-dia. Ajagunã é clamado nas dificuldades diárias, é a divindade do sustento da população, das articulações políticas, orixá presente nas manifestações públicas,no movimento agressivo que gera a mudança.

Ver Ajagunã em terra é ver esperança.

Nascidos sob a nobreza da energia de Oxaguiã está o Babá Erick de Ajagunã,Celso de Oxalá, Yá Edelzuita,Pai Air, Tia Massi era de Oxaguiã por isso a Casa Branca do Engenho Velho possui nome característico. Mãe Carmem do asé Gantois também é filha do nobre Oxaguiã.